Monday, March 4, 2024

Engajamento EUA-Caribe para Combater o Tráfico de Armas de Fogo

Department of State United States of America

Tradução cortesia do Departamento de Estado dos Estados Unidos



Departamento de Estado dos EUA
Gabinete do Porta-Voz
1º de março de 2024

A Embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, liderou uma delegação dos EUA à Guiana para participar do Diálogo EUA-Comunidade Caribenha (CARICOM) em 25 de fevereiro de 2024. Este engajamento dá seguimento à reunião da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, em abril de 2022 com líderes caribenhos, ao envolvimento da Vice-Presidente com líderes caribenhos nas Bahamas em junho de 2023 e à participação do secretário de Estado dos EUA, Antony J. Blinken,  no 50º aniversário da CARICOM, em julho de 2023, em Trinidad e Tobago. A seguir estão as atividades decorrentes dos recentes esforços dos EUA na região.

Combate ao Tráfico de Armas de Fogo

  • Lei Bipartidária de Comunidades Mais Seguras (BSCA): Assinada como lei nos EUA em julho de 2022, a BSCA aumentou radicalmente as penalidades criminais para compradores que têm a intenção de repassar as armas e para o tráfico de armas de fogo de origem norte-americana. As disposições da "Lei para Acabar com o Tráfico Ilegal de Armas de Fogo" atribuem sanções adicionais ao contrabando de armas de fogo ou munições para fora dos Estados Unidos, com a intenção de promover o crime organizado transnacional.
  • Casos Recentes de Armas de fogo: Em 1º de fevereiro, o líder da gangue 400 Mawozo do Haiti, Joly Germine, se declarou culpado em uma conspiração de tráfico de armas que contrabandeou armas de fogo para o Haiti, violando as leis de exportação dos EUA, e na lavagem de dinheiro de resgates pagos para libertar reféns dos EUA à gangue em 2021. Sua ex-namorada, Eliande Tunis, se declarou culpada das mesmas 48 acusações. Jocelyn Dor, uma cidadã haitiana também afiliada à 400 Mawozo, foi condenada a 60 meses de prisão em 28 de fevereiro por seu papel em um esquema de contrabando de armas de fogo entre os Estados Unidos e o Haiti. Em 26 de fevereiro, Elieser Sori-Rodriguez foi condenado a 57 meses de prisão por contrabando de armas de fogo dos Estados Unidos para a República Dominicana.
  • Coordenador de Processos de Armas de Fogo do Caribe: Em julho de 2023, o Departamento de Justiça nomeou um Coordenador de Processos de Armas de Fogo do Caribe para dar mais atenção ao tráfico de armas de fogo e seus processos e ajudar a implementar as disposições da BPSA. Desde então, o Coordenador participou de uma reunião da Associação de Chefes de Polícia do Caribe, viajou para a Jamaica e se reuniu com o Primeiro Ministro e a Ministra das Relações Exteriores da Jamaica, além de se encontrar com oficiais da Agência de Implementação da CARICOM para Liderança em Crime e Segurança. O Coordenador viajará para Trinidad e Tobago nesta primavera para se reunir com suas contrapartes daquele país, autoridades caribenhas da Unidade de Inteligência sobre Armas Criminais da CARICOM e agentes da lei parceiros dos EUA na Embaixada em Port of Spain.
  • Operação Hammerhead: Em parceria com a Unidade de Inteligência contra o Crime com Armas (CGIU) da CARICOM, a Agência de Investigações de Segurança Interna dos EUA iniciaram uma operação interagências e multijurisdicional para combater armas de fogo ilícitas traficadas dos Estados Unidos para o Caribe. Através da colaboração com parceiros caribenhos, a Operação Hammerhead resultou, até esta data, na apreensão de 339 armas de fogo, 26.495 munições e mais de 400 carregadores.
  • Treinamento em Investigações sobre Armas de Fogo: Em 2023, o Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF) apoiou treinamento para 270 policiais caribenhos em investigações de armas de fogo, incluindo treinamento de familiarização sobre armas de fogo de fabricação caseira (armas fantasma) e armas de fogo de impressão 3D. Para promover os processos por tráfico de armas de fogo nos Estados Unidos, a ATF conduziu uma extensa formação nacional sobre a aplicação das disposições antitráfico da Lei Bipartidária de Comunidades Mais Seguras (BSCA) de 2022 para interromper e desmantelar esquemas de tráfico internacional.
  • Unidade Transnacional de Investigação Criminal do Haiti (TCIU): Em 13 de fevereiro de 2024, a Agência de Investigações de Segurança Interna e o Governo do Haiti assinaram um Memorando de Cooperação para estabelecer formalmente o TCIU do Haiti, que facilitará a troca de informações entre parceiros responsáveis pela aplicação da lei nos Estados Unidos e no Haiti e reforçará as habilidades de investigações transfronteiriças para processar os envolvidos em atividades criminosas transnacionais. As TCIUs são unidades multidisciplinares compostas por autoridades policiais estrangeiras, procuradores e funcionários aduaneiros, de imigração e de inteligência que compartilham informações e atividades operacionais. Isto complementa o trabalho das TCIUs existentes no Caribe, localizadas na Jamaica e na República Dominicana.
  • Triagem de Cargas de Férias: Antes da temporada de férias de 2023, as agências dos EUA aumentaram os recursos para rastrear as cargas de saída dos Estados Unidos para o Caribe através de despachantes no Rio Miami. Os parceiros do Caribe informaram agentes da lei nos EUA sobre traficantes de armas que aproveitam o aumento do transporte marítimo EUA-Caribe durante o período de férias escolares para esconder armas de fogo e componentes de armas de fogo em carregamentos de "barris azuis" com destino ao Caribe.
  • Laboratório Forense de Santa Lúcia: O Departamento de Estado tem orgulho de sua parceria com Santa Lúcia para tornar o laboratório forense da ilha um Centro Regional de Excelência, trabalhando para o credenciamento de laboratórios sob a Organização Internacional de Padronização. Este projeto faz parte de um investimento de US$ 2,2 milhões dos Estados Unidos no fortalecimento das capacidades forenses do Caribe. O Centro Regional de Excelência permitirá que as autoridades policiais e homólogas regionais de Santa Lúcia recolham e analisem provas de cenas de crimes na região, garantindo que os criminosos possam ser presos, julgados e condenados mais rapidamente, com provas científicas.

Veja o conteúdo original: https://www.state.gov/u-s-caribbean-engagement-to-counter-firearms-trafficking

Esta tradução é fornecida como cortesia e apenas o texto original em inglês deve ser considerado oficial.


This email was sent to stevenmagallanes520.nims@blogger.com using GovDelivery Communications Cloud on behalf of: Department of State Office of International Media Engagement · 2201 C Street, NW · Washington, DC · 20520 GovDelivery logo

No comments:

Page List

Blog Archive

Search This Blog

USAO - Illinois, Central News Update

Offices of the United States Attorneys You are subsc...