Monday, March 4, 2024

Engajamento EUA-Caribe para Combater o Tráfico de Armas de Fogo

Department of State United States of America

Tradução cortesia do Departamento de Estado dos Estados Unidos



Departamento de Estado dos EUA
Gabinete do Porta-Voz
1º de março de 2024

A Embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, liderou uma delegação dos EUA à Guiana para participar do Diálogo EUA-Comunidade Caribenha (CARICOM) em 25 de fevereiro de 2024. Este engajamento dá seguimento à reunião da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, em abril de 2022 com líderes caribenhos, ao envolvimento da Vice-Presidente com líderes caribenhos nas Bahamas em junho de 2023 e à participação do secretário de Estado dos EUA, Antony J. Blinken,  no 50º aniversário da CARICOM, em julho de 2023, em Trinidad e Tobago. A seguir estão as atividades decorrentes dos recentes esforços dos EUA na região.

Combate ao Tráfico de Armas de Fogo

  • Lei Bipartidária de Comunidades Mais Seguras (BSCA): Assinada como lei nos EUA em julho de 2022, a BSCA aumentou radicalmente as penalidades criminais para compradores que têm a intenção de repassar as armas e para o tráfico de armas de fogo de origem norte-americana. As disposições da "Lei para Acabar com o Tráfico Ilegal de Armas de Fogo" atribuem sanções adicionais ao contrabando de armas de fogo ou munições para fora dos Estados Unidos, com a intenção de promover o crime organizado transnacional.
  • Casos Recentes de Armas de fogo: Em 1º de fevereiro, o líder da gangue 400 Mawozo do Haiti, Joly Germine, se declarou culpado em uma conspiração de tráfico de armas que contrabandeou armas de fogo para o Haiti, violando as leis de exportação dos EUA, e na lavagem de dinheiro de resgates pagos para libertar reféns dos EUA à gangue em 2021. Sua ex-namorada, Eliande Tunis, se declarou culpada das mesmas 48 acusações. Jocelyn Dor, uma cidadã haitiana também afiliada à 400 Mawozo, foi condenada a 60 meses de prisão em 28 de fevereiro por seu papel em um esquema de contrabando de armas de fogo entre os Estados Unidos e o Haiti. Em 26 de fevereiro, Elieser Sori-Rodriguez foi condenado a 57 meses de prisão por contrabando de armas de fogo dos Estados Unidos para a República Dominicana.
  • Coordenador de Processos de Armas de Fogo do Caribe: Em julho de 2023, o Departamento de Justiça nomeou um Coordenador de Processos de Armas de Fogo do Caribe para dar mais atenção ao tráfico de armas de fogo e seus processos e ajudar a implementar as disposições da BPSA. Desde então, o Coordenador participou de uma reunião da Associação de Chefes de Polícia do Caribe, viajou para a Jamaica e se reuniu com o Primeiro Ministro e a Ministra das Relações Exteriores da Jamaica, além de se encontrar com oficiais da Agência de Implementação da CARICOM para Liderança em Crime e Segurança. O Coordenador viajará para Trinidad e Tobago nesta primavera para se reunir com suas contrapartes daquele país, autoridades caribenhas da Unidade de Inteligência sobre Armas Criminais da CARICOM e agentes da lei parceiros dos EUA na Embaixada em Port of Spain.
  • Operação Hammerhead: Em parceria com a Unidade de Inteligência contra o Crime com Armas (CGIU) da CARICOM, a Agência de Investigações de Segurança Interna dos EUA iniciaram uma operação interagências e multijurisdicional para combater armas de fogo ilícitas traficadas dos Estados Unidos para o Caribe. Através da colaboração com parceiros caribenhos, a Operação Hammerhead resultou, até esta data, na apreensão de 339 armas de fogo, 26.495 munições e mais de 400 carregadores.
  • Treinamento em Investigações sobre Armas de Fogo: Em 2023, o Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF) apoiou treinamento para 270 policiais caribenhos em investigações de armas de fogo, incluindo treinamento de familiarização sobre armas de fogo de fabricação caseira (armas fantasma) e armas de fogo de impressão 3D. Para promover os processos por tráfico de armas de fogo nos Estados Unidos, a ATF conduziu uma extensa formação nacional sobre a aplicação das disposições antitráfico da Lei Bipartidária de Comunidades Mais Seguras (BSCA) de 2022 para interromper e desmantelar esquemas de tráfico internacional.
  • Unidade Transnacional de Investigação Criminal do Haiti (TCIU): Em 13 de fevereiro de 2024, a Agência de Investigações de Segurança Interna e o Governo do Haiti assinaram um Memorando de Cooperação para estabelecer formalmente o TCIU do Haiti, que facilitará a troca de informações entre parceiros responsáveis pela aplicação da lei nos Estados Unidos e no Haiti e reforçará as habilidades de investigações transfronteiriças para processar os envolvidos em atividades criminosas transnacionais. As TCIUs são unidades multidisciplinares compostas por autoridades policiais estrangeiras, procuradores e funcionários aduaneiros, de imigração e de inteligência que compartilham informações e atividades operacionais. Isto complementa o trabalho das TCIUs existentes no Caribe, localizadas na Jamaica e na República Dominicana.
  • Triagem de Cargas de Férias: Antes da temporada de férias de 2023, as agências dos EUA aumentaram os recursos para rastrear as cargas de saída dos Estados Unidos para o Caribe através de despachantes no Rio Miami. Os parceiros do Caribe informaram agentes da lei nos EUA sobre traficantes de armas que aproveitam o aumento do transporte marítimo EUA-Caribe durante o período de férias escolares para esconder armas de fogo e componentes de armas de fogo em carregamentos de "barris azuis" com destino ao Caribe.
  • Laboratório Forense de Santa Lúcia: O Departamento de Estado tem orgulho de sua parceria com Santa Lúcia para tornar o laboratório forense da ilha um Centro Regional de Excelência, trabalhando para o credenciamento de laboratórios sob a Organização Internacional de Padronização. Este projeto faz parte de um investimento de US$ 2,2 milhões dos Estados Unidos no fortalecimento das capacidades forenses do Caribe. O Centro Regional de Excelência permitirá que as autoridades policiais e homólogas regionais de Santa Lúcia recolham e analisem provas de cenas de crimes na região, garantindo que os criminosos possam ser presos, julgados e condenados mais rapidamente, com provas científicas.

Veja o conteúdo original: https://www.state.gov/u-s-caribbean-engagement-to-counter-firearms-trafficking

Esta tradução é fornecida como cortesia e apenas o texto original em inglês deve ser considerado oficial.


This email was sent to stevenmagallanes520.nims@blogger.com using GovDelivery Communications Cloud on behalf of: Department of State Office of International Media Engagement · 2201 C Street, NW · Washington, DC · 20520 GovDelivery logo

No comments:

Page List

Blog Archive

Search This Blog

تصريحات للسفيرة ليندا توماس غرينفيلد في خلال إيجاز في مجلس الأمن الدولي بشأن الوضع في الشرق الأوسط

ترجمة مقدمة من وزارة الخارجية الأمريكية تصريحات للسفيرة ليندا توماس غرينفيلد...