Tuesday, March 21, 2023

Crimes de Guerra, Crimes contra a Humanidade e Limpeza Étnica na Etiópia

Department of State United States of America

Tradução cortesia do Departamento de Estado dos Estados Unidos



Departamento de Estado dos Estados Unidos
Secretário de Estado, Antony J. Blinken
Declaração de Imprensa
20 de Março de 2023

A Etiópia está agora a emergir de dois anos de um conflito brutal no norte, durante o qual todas as partes cometeram atrocidades. Com o acordo de cessação das hostilidades (COHA) de 2 de Novembro de 2022 em vigor, os combates pararam, os abusos dos direitos humanos no norte da Etiópia diminuíram significativamente, as forças da Eritreia estão a sair e o Governo etíope está a dar o primeiro passo em direcção à justiça de transição. No entanto, o sofrimento causado aos civis no norte da Etiópia deve ser reconhecido.

Após uma análise cuidadosa da lei e dos factos, determinei que membros das Forças de Defesa Nacional da Etiópia (ENDF), Forças de Defesa da Eritreia (EDF), Forças da Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF) e forças de Amhara cometeram crimes de guerra durante o conflito no norte da Etiópia.

Membros das forças ENDF, EDF e Amhara também cometeram crimes contra a humanidade, incluindo assassinato, violação e outras formas de violência sexual e perseguição.

Membros das forças de Amhara também cometeram o crime contra a humanidade de deportação ou transferência forçada e cometeram limpeza étnica no oeste de Tigray.

Reconhecer formalmente as atrocidades cometidas por todas as partes é um passo essencial para alcançar uma paz sustentável. Os maiores responsáveis pelas atrocidades, incluindo aqueles em posições de comando, devem ser responsabilizados.

Saudamos o compromisso que as partes do Acordo de Cessação de Hostilidades assumiram para reconhecer as atrocidades cometidas e suas consequências devastadoras. Instamos todas as partes a que cumpram os seus compromissos mútuos e implementem um processo de justiça de transição credível, inclusivo e abrangente. Além disso, pedimos ao Governo da Eritreia que garanta justiça e responsabilidade abrangentes para os responsáveis pelos abusos na Etiópia.

Estas etapas – reconhecimento, responsabilidade e reconciliação – são fundamentais para quebrar o ciclo de violência étnica e política que tomou conta da Etiópia e a impediu de atingir o seu potencial ilimitado por muito tempo.

Os Estados Unidos farão parceria com a Etiópia na implementação de um processo de justiça de transição confiável para benefício de todas as vítimas e comunidades afectadas. Estaremos com a Etiópia à medida que esta enfrenta honestamente os abusos do seu passado, presta contas pelos danos cometidos contra os seus cidadãos e se movimenta em direcção a um futuro de paz duradoura.


Ver o conteúdo original: https://www.state.gov/war-crimes-crimes-against-humanity-and-ethnic-cleansing-in-ethiopia/

Esta tradução é oferecida como cortesia e apenas o texto original em inglês deve ser considerado oficial.


This email was sent to stevenmagallanes520.nims@blogger.com using GovDelivery Communications Cloud on behalf of: Department of State Office of International Media Engagement · 2201 C Street, NW · Washington, DC · 20520 GovDelivery logo

No comments:

Page List

Blog Archive

Search This Blog

Заявление министров иностранных дел G7 по Украине

Перевод предоставлен Государственным департаментом США Заявление министров и...