Sunday, November 1, 2020

Dia Internacional do Fim da Impunidade nos Crimes Contra Jornalistas  

Department of State United States of America

Tradução cortesia do Departamento de Estado dos Estados Unidos


Para divulgação imediata


Departamento de Estado dos EUA
Gabinete da porta-voz
Para divulgação imediata
Declaração da Porta-voz Morgan Ortagus
1 de novembro de 2020

 

A imprensa livre é essencial para uma cidadania bem informada.   Uma imprensa vigorosa pode, por exemplo, expor a corrupção, esclarecer sobre abusos aos direitos humanos e propiciar ao público as informações essenciais durante crises.  Em muitos lugares, os jornalistas que cumprem essa função necessária correm risco de sofrer ataques dos regimes autoritários e das organizações criminosas que estão buscando restringir a imprensa livre e a livre expressão.

Desde a virada do século, mais de 1500 jornalistas foram assassinados no mundo todo, e em mais de 85 por cento dos casos, os assassinos permanecem impunes. Os jornalistas em todo o mundo também enfrentam intimidação, ameaças, detenções arbitrárias e ações judiciais por motivos políticos.

Durante a pandemia de COVID-19, os governos autoritários da China, Venezuela, Irã e outros lugares têm usado a COVID-19 como pretexto para ameaçar, deter e atacar jornalistas.

As jornalistas enfrentam riscos específicos, incluindo trolagem nas redes, difamação e outras ameaças e violência fundamentadas em gênero.

Os governos possibilitam a impunidade ao não abordarem esses abusos e crimes contra jornalistas, e ao  cometerem eles mesmos tais abusos.  Organizações não-governamentais classificam a China, a Coreia do Norte e o Turquemenistão entre os piores países do mundo em relação à imprensa livre, enquanto a Síria e o México estão entre os mais perigosos. Segundo o Comitê de Proteção aos Jornalistas, a China, a Turquia, a Arábia Saudita e o Egito prendem maior número de jornalistas por suas reportagens do que outros países.

Neste Dia Internacional do Fim da Impunidade nos Crimes Contra Jornalistas, os Estados Unidos conclamam os governos a que realizem investigações independentes e transparentes em relação às ameaças, ataques e assassinatos quando esses ocorram; a que reformem as práticas policiais que possibilitam os maus tratos contra jornalistas; e a que revoguem as leis e práticas que limitam a liberdade de expressão dos mesmos.


This email was sent to stevenmagallanes520.nims@blogger.com using GovDelivery Communications Cloud on behalf of: Department of State Office of International Media Engagement · 2201 C Street, NW · Washington, DC · 20520 GovDelivery logo

No comments:

Page List

Blog Archive

Search This Blog

Drug Trafficking News Update

Offices of the United States Attorneys   You are subscribed to Drug Trafficking  n...