Friday, January 30, 2026

Informativo: Presidente Donald J. Trump aborda ameaças aos Estados Unidos por parte do governo de Cuba

Department of State United States of America

Tradução cortesia do Departamento de Estado dos Estados Unidos



CASA BRANCA

CONFRONTANDO O REGIME CUBANO: Hoje, o presidente Donald J. Trump assinou um decreto do Executivo declarando estado de emergência nacional e estabelecendo um processo para impor tarifas sobre produtos de países que vendem ou de outra forma fornecem petróleo a Cuba, protegendo a segurança nacional e a política externa dos Estados Unidos contra as ações e as políticas nocivas do regime cubano.

  • O decreto impõe um novo sistema tarifário que permite aos Estados Unidos aplicar tarifas adicionais sobre importações de qualquer país que forneça petróleo a Cuba, direta ou indiretamente. 
  • O decreto autoriza o secretário de Estado e o secretário de Comércio a tomarem todas as medidas necessárias, incluindo a emissão de regras e orientações, visando implementar o sistema tarifário e medidas relacionadas.
  • O presidente poderá modificar o decreto se Cuba ou os países afetados tomarem medidas significativas com o intuito de lidar com a ameaça ou se alinharem aos objetivos de segurança nacional e política externa dos EUA.

COMBATENDO A INFLUÊNCIA NOCIVA DE CUBA: O presidente está combatendo as práticas prejudiciais do regime comunista cubano, tomando medidas decisivas a fim de responsabilizar o regime cubano por seu apoio a agentes hostis, ao terrorismo e à instabilidade regional que colocam em risco a segurança e a política externa americanas.

  • O regime cubano se alinha com inúmeros países hostis e agentes com atuação nociva, abrigando suas capacidades militares e de inteligência. Por exemplo, Cuba abriga a maior instalação de inteligência de sinais da Rússia no exterior, focada em roubar informações sensíveis de segurança nacional dos Estados Unidos.
  • Cuba oferece refúgio seguro para grupos terroristas transnacionais, como o Hezbollah e o Hamas, e apoia adversários no Continente Americano, minando as sanções americanas e a estabilidade regional.
  • O regime persegue e tortura opositores políticos, nega liberdade de expressão e de imprensa, lucra de forma corrupta com o sofrimento do povo cubano e incita o caos ao disseminar a ideologia comunista por toda a região.
  • Essas ações constituem uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional e à política externa dos EUA, exigindo uma resposta imediata para proteger os cidadãos e os interesses americanos.

COLOCANDO OS ESTADOS UNIDOS EM PRIMEIRO LUGAR: O presidente Trump tem consistentemente confrontado regimes que ameaçam a segurança e os interesses dos EUA, conseguindo responsabilizar os adversários onde outros falharam.

  • O presidente Trump está dando continuidade aos esforços iniciados em seu primeiro mandato visando apoiar o povo cubano e responsabilizar o regime.
    •  Em seu primeiro mandato, o presidente Trump implementou uma política robusta em relação a Cuba, revertendo o acordo unilateral do governo Obama que flexibilizou restrições sem garantir reformas significativas para o povo cubano.
  • Em junho de 2025, o presidente Trump implementou restrições parciais de viagem para cidadãos de Cuba devido ao seu papel como um Estado patrocinador do terrorismo, à sua falta de cooperação ou compartilhamento de informações suficientes de aplicação da lei com os Estados Unidos, à sua recusa histórica em aceitar de volta seus cidadãos passíveis de deportação ​​e à sua alta taxa de permanência ilegal após o vencimento de vistos.
  • Em junho de 2025, o presidente Trump assinou um Memorando Presidencial de Segurança Nacional (NSPM) com o objetivo de fortalecer a política dos Estados Unidos em relação a Cuba. 
  • Esta não é a primeira vez que o presidente Trump adota uma postura firme contra regimes hostis — apenas nos últimos meses, ele ordenou ataques à infraestrutura nuclear do Irã e autorizou operações para remover Nicolás Maduro do poder na Venezuela, deixando claro que ditadores e Estados patrocinadores do terrorismo serão responsabilizados.

Veja o conteúdo original: https://www.whitehouse.gov/fact-sheets/2026/01/fact-sheet-president-donald-j-trump-addresses-threats-to-the-united-states-by-the-government-of-cuba/ 

Esta tradução é fornecida como cortesia e apenas o texto original em inglês deve ser considerado oficial.


This email was sent to stevenmagallanes520.nims@blogger.com using GovDelivery Communications Cloud on behalf of: Department of State Office of International Media Engagement · 2201 C Street, NW · Washington, DC · 20520 GovDelivery logo

No comments:

Page List

Blog Archive

Search This Blog

U.S. Department of Justice Criminal Division Press Room Update

You are subscribed to Criminal Division Press Room for U.S. Department of Justice. This information has recent...