Monday, September 22, 2025

Pronunciamento do subsecretário de Estado, Christopher Landau, em um evento de alto nível sobre apoio ao Haiti

Department of State United States of America

Tradução cortesia do Departamento de Estado dos Estados Unidos



ESCRITÓRIO DO PORTA-VOZ
SEDE DA ONU
CIDADE DE NOVA YORK, NOVA YORK

SUBSECRETÁRIO LANDAU:  Muito obrigado. Excelências, senhoras e senhores, o Haiti se encontra em uma encruzilhada. Porto Príncipe enfrenta uma crise de segurança crescente, com gangues aterrorizando comunidades, extorquindo famílias e recrutando crianças desesperadas para cometer horrores em nome de líderes de gangues. Gostaria de agradecer ao presidente Ruto, do Quênia, por organizar este evento. O Quênia tem demonstrado uma liderança corajosa ao liderar a Missão Multinacional de Apoio à Segurança (MSS), e somos profundamente gratos por seu comprometimento e pelos sacrifícios que tem feito, incluindo — como o senhor acabou de mencionar, Sr. presidente — a vida de três de seus cidadãos.

Apesar das contribuições do Quênia e dos países que já aderiram à MSS, a Missão atualmente carece das atribuições e dos recursos necessários para enfrentar a crescente escala do desafio. É por isso que os Estados Unidos e o Panamá têm trabalhado com o Haiti a fim de apresentar uma resolução do Conselho de Segurança da ONU visando estabelecer uma força maior de repressão a gangues, com uma atribuição mais ampla; e um escritório de apoio da ONU para o Haiti, que forneceria o apoio operacional e logístico necessário para a força.

Esse esforço responde ao apelo de nossos parceiros no Quênia, como acabamos de ouvir, e tem o total apoio do Haiti. Todos os 32 membros da Organização dos Estados Americanos também assinaram uma declaração conjunta solicitando a aprovação urgente dessa resolução. Não é comum que todos os 32 membros de um organismo internacional concordem sobre algo. Solicitada pelo Haiti, essa nova força seria composta por mais de 5.500 efetivos, mais de cinco vezes o tamanho da atual Missão da MSS, e operaria sob um encargo autorizado pelo Capítulo VII da Carta da ONU. Esse encargo capacitaria a força a combater gangues de forma proativa e restaurar a segurança no Haiti, garantindo, ao mesmo tempo, as ferramentas adequadas para o sucesso. Os objetivos previstos da Missão incluem a redução do controle territorial por gangues, a segurança de infraestruturas cruciais e a condução de operações antigangues.

Infelizmente, a adoção dessa resolução não é um acordo fechado. Apesar do apoio esmagador do Conselho de Segurança da ONU, ainda existem aqueles que podem tentar impedir sua adoção ou retardar nossa resposta neste momento de necessidade do Haiti. A hora de agir é agora, e os Estados Unidos pedem a todos os nossos parceiros que se juntem a nós na pressão por essa resolução crucial antes que o mandato operacional da Missão MSS expire em 2 de outubro.

Nossa proposta de resolução abordaria desafios imediatos de segurança do Haiti, mas também não devemos ignorar a recuperação a longo prazo do Haiti. A era da impunidade acabou para indivíduos que promovem a violência e minam a estabilidade e a governança do país. Os Estados Unidos já tomaram medidas decisivas visando apoiar a restauração da governança democrática, mas ainda não terminamos. Convidamos outros a se juntarem a esses esforços.

Hoje, anuncio que o Departamento de Estado está tomando medidas adicionais com o objetivo de designar publicamente dois funcionários por seu envolvimento em corrupção significativa durante seu mandato público. As ações de Arnel Belizaire, ex-membro da Câmara dos Deputados do Haiti, e Antonio Chéramy, ex-senador haitiano, já causaram um efeito desestabilizador nas instituições e nos processos democráticos do Haiti. Nossa designação torna Belizaire, Chéramy e seus familiares próximos inelegíveis para entrada nos Estados Unidos.

O governo dos EUA permanecerá implacável na perseguição daqueles que apoiam gangues terroristas por meio de indiciamentos, prisões, sanções, apreensões de armas e outras restrições à imigração. Os Estados Unidos são, há muito tempo, parceiros e amigos do Haiti. No entanto, não podemos continuar a arcar com a maior parte do ônus financeiro para lidar com a ameaça à segurança do Hemisfério. É por isso que apelamos a todos os Estados-membros da ONU para que apoiem a criação de uma Força de Supressão de Gangues (GSF) e de um escritório de apoio da ONU, e que forneçam os recursos necessários para estabilizar o Haiti.

Essa não é uma crise que pode ser ignorada ou adiada. Ela exige ação urgente, coordenada e decisiva. O povo do Haiti não pode esperar.

Obrigado. (Aplausos.) 


Veja o conteúdo original: https://www.state.gov/releases/2025/09/deputy-secretary-christopher-landau-at-a-high-level-event-on-support-for-haiti/

Esta tradução é fornecida como cortesia e apenas o texto original em inglês deve ser considerado oficial. 


This email was sent to stevenmagallanes520.nims@blogger.com using GovDelivery Communications Cloud on behalf of: Department of State Office of International Media Engagement · 2201 C Street, NW · Washington, DC · 20520 GovDelivery logo

No comments:

Page List

Blog Archive

Search This Blog

U.S. Department of Justice Attorney Vacancies Update

You are subscribed to Attorney Vacancies for U.S. Department of Justice. This information has recently been up...