Thursday, April 3, 2025

Trechos da conversa do secretário de Estado, Marco Rubio, com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, antes de se reunirem

Department of State United States of America

Tradução cortesia do Departamento de Estado dos Estados Unidos



Pronunciamento

MARCO RUBIO, SECRETÁRIO DE ESTADO
Sede da Otan
Bruxelas, Bélgica

(…)

SECRETÁRIO RUBIO: Obrigado. E obrigado, e fico feliz que você tenha tido uma boa reunião. Sei que eu estava fora do país (EUA) enquanto você estava lá, mas sei que você teve uma boa reunião com o presidente. Obrigado por suas condolências aos quatro americanos que tragicamente perderam a vida em um importante exercício de treinamento. Nós os honramos.

E isso também nos faz lembrar que os Estados Unidos integram a Otan. Estamos ativos. Enquanto conversamos agora, os Estados Unidos estão tão ativos na Otan quanto sempre foram. E parte dessa histeria e hipérbole que vejo na mídia global e em algumas mídias domésticas nos Estados Unidos sobre a Otan são injustificadas. O presidente Trump deixou claro que apoia a Otan; vamos permanecer na Otan. Ele deixou claro — nosso primeiro embaixador, um sujeito do Senado dos Estados Unidos, é nosso embaixador na Otan que se junta a nós aqui hoje em seu primeiro dia — sua primeira hora no trabalho. Então, tudo isso é uma prova disso.

Mas queremos que a Otan seja mais forte. Queremos que a Otan seja mais viável. E a única maneira de a Otan ficar mais forte e viável é se nossos parceiros, os Estados-nação que compõem essa importante Aliança, tiverem mais capacidade. Esta é uma coleção não somente de parceiros e Aliados, mas de economias avançadas, de países ricos que têm a capacidade de fazer mais. Entendemos que se trata de uma troca. Temos de fazer isso todos os anos em nosso país. Garanto que também temos necessidades domésticas. Mas temos priorizado a defesa por causa do papel que desempenhamos no mundo, e queremos que nossos parceiros façam o mesmo.

E entendo que há questões de política interna após décadas de construção de vastas redes de segurança social que talvez vocês não queiram retirar e investir mais em segurança nacional. Mas os eventos dos últimos anos — uma guerra terrestre em grande escala no coração da Europa — são um lembrete de que o poder duro ainda é necessário como um impedimento. E então queremos sair daqui com o entendimento de que estamos em um caminho, um caminho realista, para cada um dos membros se comprometer e cumprir uma promessa de atingir até 5% em gastos. Isso inclui que os Estados Unidos terão de aumentar sua porcentagem. Porque se as ameaças realmente são tão terríveis quanto eu acredito que são e os membros desta Aliança acreditam que são, então essa ameaça tem de ser confrontada por um compromisso total e real de ter a capacidade de confrontar essas coisas, de confrontá-las.

E essa tem sido a mensagem que o presidente Trump teve no primeiro governo e é a que ele traz para o atual. Ele não é contra a Otan. Ele é contra uma Otan que não tem a capacidade de que precisa a fim de cumprir as obrigações que o tratado impõe a todo e qualquer Estado-membro. E ela quer — ninguém espera que vocês sejam capazes de fazer isso em um ou dois anos, mas o caminho tem de ser real. Esta é uma verdade dura, mas é básica e precisa ser dita agora para que possamos provar — para que possamos construir o tipo de Otan que tem a capacidade de defender os territórios de nossos Estados-nação e impedir qualquer ação que seja agressiva contra qualquer um de nós.

Portanto, espero ter a chance de me envolver nisso aqui hoje em nossas conversas. Tenho certeza de que faremos isso. Claro, também estamos felizes em ter a companhia de nossos parceiros do Indo-Pacífico, que se tornaram grandes parceiros da Aliança, pois também vemos ameaças crescentes à liberdade de navegação e à integridade territorial no Indo-Pacífico. Então, estamos ansiosos para engajá-los também nesse contexto. E obrigado pela chance de estar aqui em minha primeira visita. Espero que seja muito produtiva. Muito obrigado.

(…)


Veja o conteúdo original: https://www.state.gov/secretary-of-state-marco-rubio-and-nato-secretary-general-mark-rutte-before-their-meeting/ 

Esta tradução é fornecida como cortesia e apenas o texto original em inglês deve ser considerado oficial.


This email was sent to stevenmagallanes520.nims@blogger.com using GovDelivery Communications Cloud on behalf of: Department of State Office of International Media Engagement · 2201 C Street, NW · Washington, DC · 20520 GovDelivery logo

No comments:

Page List

Blog Archive

Search This Blog

Elon Musk Drops Stunning Bombshell?

Behind closed doors, Musk revealed a game-changing breakthrough technology that could shake the tech world & crush major ...