Tuesday, February 4, 2025

Declaração dos Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 sobre a Escalada de Violência no Leste da República Democrática do Congo

Department of State United States of America

Tradução cortesia do Departamento de Estado dos Estados Unidos



Departamento de Estado dos Estados Unidos
Nota de Imprensa
Gabinete do Porta-Voz
3 de fevereiro de 2025

O texto da declaração que se segue foi divulgado pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 do Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos da América e pelo Alto Representante da União Europeia.

Início do texto:

Nós, os Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 do Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e Estados Unidos da América e o Alto Representante da União Europeia, condenamos veementemente a ofensiva do M23 apoiada pelo Ruanda no leste da República Democrática do Congo e, em particular, a captura de Minova, Saké e Goma. Instamos o M23 e as Forças de Defesa do Ruanda (RDF) a cessarem a sua ofensiva em todas as direcções. Apelamos à protecção urgente dos civis.

Apelamos também ao fim de todo o apoio directo e indirecto ao M23 e a todos os grupos armados não estatais na RDC. Esta ofensiva constitui um flagrante desrespeito pela soberania e integridade territorial da RDC. Condenamos também a intenção do M23 de continuar a expansão no Kivu do Sul.

Esta última ofensiva do M23 levou a um aumento dramático de civis deslocados em Goma e em todo o leste da RDC, para além da deslocação de centenas de milhares de pessoas desde o início da ofensiva do M23, em janeiro. Lamentamos as consequências devastadoras da renovada ofensiva do M23 e da RDF, que agravaram as já difíceis condições humanitárias.

Os Ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 apelam à passagem rápida, segura e desimpedida da ajuda humanitária para os civis e reiteram que o pessoal humanitário deve receber garantias de segurança.

Apelamos a todas as partes que regressem à mesa de negociações e a honrem os seus compromissos no âmbito do Processo de Luanda. Instamos o M23 a retirar-se de todas as áreas controladas. Apelamos também a todas as partes que se comprometam plenamente com uma resolução pacífica e negociada do conflicto.

Reiteramos o nosso total apoio à Missão de Estabilização da Organização das Nações Unidas na RDC (MONUSCO) para proteger os civis e estabilizar a região e apelamos a todas as partes para que respeitem o seu mandato.

Os ataques contra o pessoal de manutenção da paz são totalmente inaceitáveis. Apresentamos as nossas mais profundas condolências às famílias das forças de manutenção da paz da MONUSCO e da Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral na República Democrática do Congo (SAMIDRC).

Condenamos veementemente todos os ataques contra missões diplomáticas em Kinshasa. Apelamos às  autoridades congolesas que tomem todas as medidas adequadas para proteger os diplomatas e as instalações das missões diplomáticas, como é da sua responsabilidade de acordo com o direito internacional.

Fim do texto


Ver o conteúdo original: https://www.state.gov/g7-foreign-ministers-statement-on-the-escalation-of-violence-in-the-eastern-democratic-republic-of-the-congo/

Esta tradução é oferecida como cortesia e apenas o texto original em inglês deve ser considerado oficial.


This email was sent to stevenmagallanes520.nims@blogger.com using GovDelivery Communications Cloud on behalf of: Department of State Office of International Media Engagement · 2201 C Street, NW · Washington, DC · 20520 GovDelivery logo

No comments:

Page List

Blog Archive

Search This Blog

California Today: Los Angeles Had Substandard Hydrants Near Devastating Fire’s Starting Point

Today's top stories from California. February 4, 2025, 9:31 a.m. Eastern time By Adam Nagourney The streets above Sunset Boulevard in ...