Sunday, November 17, 2024

Resumo da Reunião do Presidente Joe Biden com o Presidente Xi Jinping, da República Popular da China

Department of State United States of America

Traducción cortesía del Departamento de Estado de los Estados Unidos



A Casa Branca
16 de novembro de 2024

O presidente dos Estados Unidos, Joseph R. Biden Jr., se encontrou hoje com o presidente Xi Jinping, da República Popular da China (RPC), em Lima, Peru. Esta reunião é a terceira entre os dois presidentes, dando seguimento a uma conversa que tiveram por telefone em 2 de abril de 2024. Os dois líderes tiveram uma discussão franca e construtiva sobre uma série de questões bilaterais, regionais e globais, incluindo áreas de cooperação e áreas de diferença.

O presidente Biden ressaltou que o investimento dos EUA pontos de força domésticos e o alinhamento com parceiros e aliados ao redor do mundo têm sido centrais para a abordagem da política externa de seu governo. Ele reconheceu os esforços para manter canais de comunicação abertos com a RPC para administrar a competição entre os países de forma responsável e evitar que ela se desvie, provocando conflitos ou confrontos.

Os dois líderes relembraram o relacionamento bilateral dos últimos quatro anos e fizeram um balanço dos esforços para gerir de forma responsável os aspectos competitivos e as avançar áreas de cooperação desde a Cúpula Woodside em novembro de 2023, incluindo o combate às drogas, a comunicação militar-militar, os riscos relacionados à inteligência artificial, as mudanças climáticas e os intercâmbios entre pessoas.

Sobre o combate aos narcóticos, ambos os lados afirmaram a importância de ações policiais coordenadas contínuas, trocas de informações para identificar as novas e emergentes tendências de drogas e bem como suas ações regulatórias. O presidente Biden recebeu o planejamento da RPC sobre 55 drogas sintéticas perigosas e precursores químicos, o fechamento de plataformas e empresas online que fornecem tais precursores e prisões relacionadas à indústria química ilícita, e pediu medidas adicionais no período à frente. Ambos os lados acolheram a retomada durante o último ano das comunicações militares de alto nível, das Conversações de Coordenação de Política de Defesa EUA-China, das reuniões do Acordo Consultivo Marítimo Militar EUA-China e dos compromissos entre comandantes de operações militares. Ambos os líderes afirmaram a necessidade de prosseguir com esses canais de comunicação.

Com base em um diálogo franco e construtivo sobre IA e o copatrocínio das resoluções um do outro sobre IA na Assembleia Geral das Nações Unidas, os dois líderes afirmaram a necessidade de abordar os riscos dos sistemas de IA, como melhorar sua segurança ​​e a cooperação internacional, além de promover a IA para o bem de todos. Os dois líderes afirmaram a necessidade de manter o controle humano sobre a decisão de usar armas nucleares. Os dois líderes também enfatizaram a necessidade de considerar cuidadosamente os riscos potenciais e desenvolver tecnologia de IA no campo militar de forma prudente e responsável.

Ambos os líderes também trocaram opiniões sobre os principais desafios regionais e globais. O presidente Biden condenou o envio de milhares de tropas da RPDC para a Rússia, uma expansão perigosa da guerra ilegal da Rússia contra a Ucrânia com sérias consequências tanto para a paz e a segurança europeia como para a indo-pacífica. Ele expressou profunda preocupação com o apoio contínuo da RPC à base industrial de defesa da Rússia. O presidente Biden enfatizou o compromisso dos Estados Unidos em defender o direito internacional e a liberdade de navegação, sobrevoo, paz e estabilidade no Mar da China Meridional e no Mar da China Oriental. Sobre Taiwan, o presidente Biden ressaltou que a política de uma só China dos Estados Unidos permanece inalterada, guiada pela Lei de Relações com Taiwan, pelos Três Comunicados Conjuntos e Seis Garantias. Ele reiterou que os Estados Unidos se opõem a quaisquer mudanças unilaterais no status quo de ambos os lados, que esperam que as diferenças entre os dois lados do Estreito sejam resolvidas por meios pacíficos e que o mundo tem interesse na paz e estabilidade no Estreito de Taiwan. Ele pediu o fim da atividade militar desestabilizadora da RPC em torno de Taiwan.

O presidente Biden levantou preocupações sobre as políticas comerciais injustas da RPC e enfatizou que os Estados Unidos continuarão a tomar as medidas necessárias para evitar que tecnologias americanas avançadas sejam usadas para minar a segurança nacional dos Estados Unidos ou de seus parceiros, sem limitar indevidamente o comércio e o investimento. O presidente observou a importância dos direitos humanos e a responsabilidade de todas as nações em respeitar seus compromissos com os direitos humanos. Ele enfatizou que continua sendo uma prioridade resolver os casos de cidadãos americanos injustamente detidos ou sujeitos a proibições ao deixar a China. O presidente levantou profundas preocupações sobre os ataques cibernéticos em andamento da RPC visando infraestrutura crítica civil e ameaçando a segurança dos americanos.

Com base nas reuniões de Bali e Woodside, os dois líderes enfatizaram a importância de gerenciar responsavelmente os aspectos competitivos do relacionamento, prevenindo conflitos, mantendo as linhas de comunicação abertas, cooperando em áreas de interesse compartilhado, defendendo a Carta da ONU e que todos os países tratem uns aos outros com respeito, encontrando uma maneira de conviverem ,pacificamente. Ambos os líderes reiteraram a importância de manter um canal estratégico de comunicação para gerenciar responsavelmente o relacionamento e pediram o uso contínuo de canais diplomáticos, militares, policiais, comerciais e financeiros.


Veja o conteúdo original: https://www.whitehouse.gov/briefing-room/statements-releases/2024/11/16/readout-of-president-joe-bidens-meeting-with-president-xi-jinping-of-the-peoples-republic-of-china-3/ 

Esta tradução é fornecida como cortesia e apenas o texto original em inglês deve ser considerado oficial.


This email was sent to stevenmagallanes520.nims@blogger.com using GovDelivery Communications Cloud on behalf of: Department of State Office of International Media Engagement · 2201 C Street, NW · Washington, DC · 20520 GovDelivery logo

No comments:

Page List

Blog Archive

Search This Blog

Contracts For Jan. 22, 2025

View Online FOR RELEASE AT 5 PM ET ...