Sunday, November 17, 2024

Resumo da Reunião do Presidente Joe Biden com o Presidente Xi Jinping, da República Popular da China

Department of State United States of America

Traducción cortesía del Departamento de Estado de los Estados Unidos



A Casa Branca
16 de novembro de 2024

O presidente dos Estados Unidos, Joseph R. Biden Jr., se encontrou hoje com o presidente Xi Jinping, da República Popular da China (RPC), em Lima, Peru. Esta reunião é a terceira entre os dois presidentes, dando seguimento a uma conversa que tiveram por telefone em 2 de abril de 2024. Os dois líderes tiveram uma discussão franca e construtiva sobre uma série de questões bilaterais, regionais e globais, incluindo áreas de cooperação e áreas de diferença.

O presidente Biden ressaltou que o investimento dos EUA pontos de força domésticos e o alinhamento com parceiros e aliados ao redor do mundo têm sido centrais para a abordagem da política externa de seu governo. Ele reconheceu os esforços para manter canais de comunicação abertos com a RPC para administrar a competição entre os países de forma responsável e evitar que ela se desvie, provocando conflitos ou confrontos.

Os dois líderes relembraram o relacionamento bilateral dos últimos quatro anos e fizeram um balanço dos esforços para gerir de forma responsável os aspectos competitivos e as avançar áreas de cooperação desde a Cúpula Woodside em novembro de 2023, incluindo o combate às drogas, a comunicação militar-militar, os riscos relacionados à inteligência artificial, as mudanças climáticas e os intercâmbios entre pessoas.

Sobre o combate aos narcóticos, ambos os lados afirmaram a importância de ações policiais coordenadas contínuas, trocas de informações para identificar as novas e emergentes tendências de drogas e bem como suas ações regulatórias. O presidente Biden recebeu o planejamento da RPC sobre 55 drogas sintéticas perigosas e precursores químicos, o fechamento de plataformas e empresas online que fornecem tais precursores e prisões relacionadas à indústria química ilícita, e pediu medidas adicionais no período à frente. Ambos os lados acolheram a retomada durante o último ano das comunicações militares de alto nível, das Conversações de Coordenação de Política de Defesa EUA-China, das reuniões do Acordo Consultivo Marítimo Militar EUA-China e dos compromissos entre comandantes de operações militares. Ambos os líderes afirmaram a necessidade de prosseguir com esses canais de comunicação.

Com base em um diálogo franco e construtivo sobre IA e o copatrocínio das resoluções um do outro sobre IA na Assembleia Geral das Nações Unidas, os dois líderes afirmaram a necessidade de abordar os riscos dos sistemas de IA, como melhorar sua segurança ​​e a cooperação internacional, além de promover a IA para o bem de todos. Os dois líderes afirmaram a necessidade de manter o controle humano sobre a decisão de usar armas nucleares. Os dois líderes também enfatizaram a necessidade de considerar cuidadosamente os riscos potenciais e desenvolver tecnologia de IA no campo militar de forma prudente e responsável.

Ambos os líderes também trocaram opiniões sobre os principais desafios regionais e globais. O presidente Biden condenou o envio de milhares de tropas da RPDC para a Rússia, uma expansão perigosa da guerra ilegal da Rússia contra a Ucrânia com sérias consequências tanto para a paz e a segurança europeia como para a indo-pacífica. Ele expressou profunda preocupação com o apoio contínuo da RPC à base industrial de defesa da Rússia. O presidente Biden enfatizou o compromisso dos Estados Unidos em defender o direito internacional e a liberdade de navegação, sobrevoo, paz e estabilidade no Mar da China Meridional e no Mar da China Oriental. Sobre Taiwan, o presidente Biden ressaltou que a política de uma só China dos Estados Unidos permanece inalterada, guiada pela Lei de Relações com Taiwan, pelos Três Comunicados Conjuntos e Seis Garantias. Ele reiterou que os Estados Unidos se opõem a quaisquer mudanças unilaterais no status quo de ambos os lados, que esperam que as diferenças entre os dois lados do Estreito sejam resolvidas por meios pacíficos e que o mundo tem interesse na paz e estabilidade no Estreito de Taiwan. Ele pediu o fim da atividade militar desestabilizadora da RPC em torno de Taiwan.

O presidente Biden levantou preocupações sobre as políticas comerciais injustas da RPC e enfatizou que os Estados Unidos continuarão a tomar as medidas necessárias para evitar que tecnologias americanas avançadas sejam usadas para minar a segurança nacional dos Estados Unidos ou de seus parceiros, sem limitar indevidamente o comércio e o investimento. O presidente observou a importância dos direitos humanos e a responsabilidade de todas as nações em respeitar seus compromissos com os direitos humanos. Ele enfatizou que continua sendo uma prioridade resolver os casos de cidadãos americanos injustamente detidos ou sujeitos a proibições ao deixar a China. O presidente levantou profundas preocupações sobre os ataques cibernéticos em andamento da RPC visando infraestrutura crítica civil e ameaçando a segurança dos americanos.

Com base nas reuniões de Bali e Woodside, os dois líderes enfatizaram a importância de gerenciar responsavelmente os aspectos competitivos do relacionamento, prevenindo conflitos, mantendo as linhas de comunicação abertas, cooperando em áreas de interesse compartilhado, defendendo a Carta da ONU e que todos os países tratem uns aos outros com respeito, encontrando uma maneira de conviverem ,pacificamente. Ambos os líderes reiteraram a importância de manter um canal estratégico de comunicação para gerenciar responsavelmente o relacionamento e pediram o uso contínuo de canais diplomáticos, militares, policiais, comerciais e financeiros.


Veja o conteúdo original: https://www.whitehouse.gov/briefing-room/statements-releases/2024/11/16/readout-of-president-joe-bidens-meeting-with-president-xi-jinping-of-the-peoples-republic-of-china-3/ 

Esta tradução é fornecida como cortesia e apenas o texto original em inglês deve ser considerado oficial.


This email was sent to stevenmagallanes520.nims@blogger.com using GovDelivery Communications Cloud on behalf of: Department of State Office of International Media Engagement · 2201 C Street, NW · Washington, DC · 20520 GovDelivery logo

No comments:

Page List

Blog Archive

Search This Blog

Compte rendu de la rencontre entre le président Joe Biden et le président Xi Jinping de la république populaire de Chine

Traduction fournie par le département d'État des États-Unis à titre gracieux ...